sábado, 9 de agosto de 2008

A Ternura e o Papel Toalha

'
imagem: Towards the Hills, 1980, de Peter Davidson
'
'
“If there's a place I want to go
Then I'll be there with you
'Cos in my dreams the things
I'm wishing for
Keep coming true”

Belle and Sebastian, em Waiting For The Moon To Rise


Quando alguém querido faz aniversário, quero desperdícios de beijos, orgias de abraços e sorrisos nas orelhas.

Quando alguém querido faz aniversário, desejo que o dia nasça ensolarado e sufocante para que seus olhos ardam na garganta a beleza controversa de existir.

Quando alguém querido faz aniversário, desejo que sua noite reflita a luz úmida da emoção dos pais no dia em que ele veio ao mundo.

Quando alguém querido faz aniversário, desejo que chova apenas na janela do seu carro ou do seu ônibus. A chuva no vidro sem molhar o rosto é a lágrima da saudade de uma lembrança que ainda não nasceu.

Quando alguém querido faz aniversário, desejo que seu telefone vire uma sinfonia de chamados distintos causando o caos na lembrança, o suspense na memória, o transe na língua indecisa, o conforto do abraço na voz reconhecida.

Quando alguém querido faz aniversário, desejo que o trânsito pela manhã tenha o dobro do volume para que os votos de felicidades do amigo que ligou cedinho sejam estendidos com promessas de encontros que duram uma rodovia inteira. A amizade é o asfalto da estrada dos que não estão sozinhos.

Quando alguém querido faz aniversário, desejo que seu amigo mais distante e de anos ausente em sua história, apareça em texto confessando a cobiça pelo encontro sempre prometido e nunca realizado. Uma promessa de reencontro não cumprida é o selo de resistência da amizade.

Quando alguém querido faz aniversário, desejo que a voz da pessoa amiga que se transformou em rota indefinida, clareie nesse dia os traços da reconciliação. Que a ausência seja um lapso na memória; que a falta seja substituída pelo indulto; que a carência seja a urgência do afeto amigo.

Quando alguém querido faz aniversário, desejo que o dia se alongue e que a noite não termine. Que suas horas não passem e que as visitas e ligações dos amigos se multipliquem como formiga ao encontro do açúcar. Porque a vida é doce quando se tem amigos.

Quando alguém querido faz aniversário, desejo que seja agraciado com o espanto da surpresa escondida dentro do escuro de uma sala sob palmas e cantos. Que lá esteja presente a sabedoria preocupada da mãe que não descansa nunca e o suor dedicado do pai que protege e encoraja uma nova luta. Que lá esteja vivo o brilho da amizade conquistado na infância e o silêncio respeitoso do amor da menina que ficou guardado nas fotografias. Que o primeiro pedaço do bolo seja oferecido ao guardião do seu coração. Que o segundo pedaço seja colocado de lado como símbolo de que todos os presentes têm a mesma importância. O bolo repartido são pedaços das amizades galgadas no tempo.

Quando eu faço aniversário, o primeiro sopro na vela é um pedido de proteção aos deuses às pessoas que não puderam estar presentes; o segundo sopro é um agradecimento as vidas daqueles que estão comigo; o terceiro é a despedida no tempo que passou e um carinho de boas vindas ao novo instante que iniciou.

Quando alguém querido faz aniversário, sinto vontade de rabiscar nossa história no papel toalha branco e macio e depois enxugar as lágrimas quentes com ele; para que o sal se misture ao azul da caneta e nossa ternura se torne infinita como o mar.

Jânio Dias

13 comentários:

Katia De Carli disse...

Menino lindo
Hoje não tenho palavras... só lágrimas... e a certeza de um pedacinho de papel toalha branco.
beijos

Kátia A. C. disse...

Quanta coisa linda sinto e leio aqui...

Bela homenagem a minha amiga!!!

Bom finalzinho de sábado!

Kátia

Renata disse...

Ulcera!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! rs

Anônimo disse...

Ah, como vc é sensível!

Lindo texto, querido!

Beijos.

Anônimo disse...

Que texto mais lindo!
Parabéns
bjos

Katia De Carli disse...

Saudade de você, menino bonito, seus escritos...
Por onde andas?
Vê se aparece...
Minha saga continua,
beijo

Renata disse...

Aniversário agora tá fazendo seu post! kd vc??? bjs

Marly Pereira disse...

Está demorando para postar um novo texto.
Este por sinal muito sensível, adorei.
Bjão
Marly

Katia De Carli disse...

Sua ausência a me doer por dentro...
beijo

Katia De Carli disse...

Menino bonito
Que aconteceu?
Onde vc se escondeu?
Sinto sua falta...
Parabéns pelo dia de hoje
beijo

Katia De Carli disse...

Oi Meu menino
Obrigada por ter dado notícias...
Compreendo seu tempo.
Quando voltar, avise.
Fique em paz e na luz
beijos

Jacinta Dantas disse...

Oi Jânio,
quando alguém querido faz aniversário, assim, repetidas vezes, soa para mim como um mantra. Bonito, louvando a vida.
Um abraço

Katia De Carli disse...

Menino bonito
Vivian querida

Dentre as boas coisas que me ocorreram neste ano que se encerra, uma delas foi ter te conhecido... Você sim, foi um presente de Deus para mim (e nem era Natal!) rs
Passei para desejar um Feliz Natal!
beijo carinhoso