sábado, 18 de abril de 2009

Um Feriado para a Alma

imagem: Dance on the Banks of the River Manzanares, 1777, Francisco Jose de Goya y Lucientes


“São as pequenas coisas que valem mais
É tão bom estarmos juntos
E tão simples: um dia perfeito”

Legião Urbana, em Um Dia Perfeito


Uma grande amiga me disse que queria ir ver (ver não, sentir)
O Teatro Mágico em Itatiba, uma outra cidade a 80 km de distância de São Paulo. Seu marido e eu dissemos a ela que a distância não era grande, mas as estradas estariam intensas por causa do feriado prolongado. Ela respondeu desconsolada que será feriado para todo mundo, menos para ela que trabalhará na segunda-feira.

Feriados sempre me causaram um tipo de ansiedade com gosto de sede prolongada. Na verdade, um tipo feliz de espera. Uma data aguardada para eliminar um dia de trabalho. Uma noite de véspera mais longa dedicada aos lançamentos da locadora. Uma manhã menos cinza para acordar mais tarde e pensar direto no almoço. Algumas horas a mais para me dedicar ao saboroso ato de não fazer nada relacionado a obrigação do serviço. Preciosas horas a mais entregues a liberdade do descompromisso.

As vezes que trabalho no feriado o faço consternado. Levanto cabisbaixo, coloco a camiseta branca mais antiga, a calça jeans mais surrada e o tênis que tiver o cadarço mais encardido. Não é que eu odeio trabalhar nessas ocasiões, mas acordar cedo e entrar no metrô quase vazio, esperar o sinal vermelho mudar para verde sabendo que não há trânsito, atravessar a rua sem ter que esbarrar em ninguém, entrar no prédio e não ter fila para o elevador, passar no corredor e ver departamentos com a luzes apagadas, ligar o computador e só ouvir o barulho da sua máquina iniciando, sair para almoçar na casa do pão de queijo, atender o telefone e ter certeza que é da sua casa, desperta em mim a amargura do isolamento da alegria. Torna menor minha capacidade de acreditar que o trabalho enobrece. O trabalho em dias assim ocupa o corpo do tempo que deixou de ser meu.

Ao contrário da maioria das pessoas que conheço, sempre gostei mais de não viajar em feriado. A viajem me cansa, o trânsito me aborrece, o comportamento jurássico das pessoas me desola. As longas filas na estrada, as ultrapassagens desnecessárias pelo acostamento, a multidão insaciada no mercado, tudo me atinge escurecendo o belo do feriado.

Um feriado deveria ser aproveitado para enaltecer a beleza do descanso. Para alongar o balanço da rede na varanda dos beijos.

Por isso adoro quando chove em feriado. Adoro ouvir o barulho dos pingos no telhado, o aviso de que não é preciso ir até o quintal ou ligar o carro. Adoro a possibilidade de não abrir o portão e não ir até a padaria. Adoro fazer o café, colocar algumas torradas no prato e sentar no sofá em frente a televisão para rever uns dois episódios do seriado favorito e avança-lo sem pressa de levantar. Adoro o céu nublado e a promessa de mais chuva. Feriado em dias assim fortalece minha amizade com alguns cômodos do meu lar.

Adoro quando é inverno e feriado. Os pés com meias lavando a louça para as mãos serem recompensadas com o edredom confortando todo o corpo logo depois de uma redonda xícara de chocolate quente. A companhia de um livro para ser comido enquanto o branco dos olhos é aquecido com as imagens e construções de um outro universo. Mas tão gostoso quanto é sair de casa com touca e cachecol para ir ao cinema tendo a certeza de encontrar a tranquilidade das cavernas. Passear pela cidade em feriado de pleno inverno é como transitar pelo sossego da própria casa pela madrugada.

Mas é claro que não há nada mais bonito do que um feriado de sol invadindo as rusgas do dia. O agito dos planos para o par de tênis e a bermuda. A escolha da camiseta regata e a procura do protetor solar. A caminhada pela calçada arborizada ou o passeio dentro do verde do parque. A possibilidade do almoço fora ou a visita à casa da mãe. Uma cerveja com amigos que não viajaram ou apenas o deleite da presença da pessoa amada. A alegria do feriado está na liberdade das escolhas.

Um feriado serve para as janelas abrirem-se como braços a cumprimentar a entrada do sol. Serve para que os vidros inclinem o rosto para os pingos da chuva. Serve para permitir a permanência do vento por mais horas nas frestas das telhas empoeiradas.

Um feriado deveria ser aproveitado para se sentir o afago da natureza em ocasiões distintas.

Um feriado serve para suavizar a distância entre as faltas do tempo e os desperdícios da estrada.

Aproveitar um feriado é mirar a possibilidade de voltar mais forte para o trabalho.

Toda vez que eu me permito sentir (sentir não, viver)
O Teatro Mágico, mais revigorada minha alma fica.

Minha amiga tem razão, para compensar um feriado não realizado, só mesmo o arroubo provocado por um show de
Fernando Anitelli e Companhia.

Jânio Dias

8 comentários:

Bruno Maiorquino* disse...

Hehehehe, "Comportamento jurássico das pessoas" foi o melhor (como sempre, sua descrição é excelente).
Difícil não sentir esse misto de ansiedade por algum descanso e repulsa ao tumulto, quando, finalmente, uma fatia de tempo nos é concedida.


Hasta.

Ju disse...

Perfeito o Teatro Mágico, né? É revigorante mesmo! Uma frase que ficou na minha cabeça foi que os opostos se distraem e os dispostos se atraem! :) Fernando Anitelli é sensacional!
Feriados não faltarão este ano para serem revigorados com mágica!
beijo

Dauri Batisti disse...

Muito obrigado mesmo pelo selo. Fiquei lisonjeado com a sua indicação.

"Adoro quando chove no feriado". adoro. Adoro pegar o carro e sair na chuva para ir a um café me encontrar com uma pessoa amiga e ficar a tarde toda papeando.

Maria disse...

Cada vez eu acredito menos em coincidência. Acontece que o acaso insiste em me colocar perto de quem pensa e sente como eu. Esse acaso que não erra! Essas coincidências que não existem. Pois bem...

qnt ao feriado, se eu já não gostasse de fazer nada para depois descansar, teria sido convencida agora. Vc convence qualquer um, menino!

qnt ao Teatro Mágico, escreveria páginas e páginas sobre! Paixão pelo Teatro Mágico nasceu na minha infância, com Oswaldo Montenegro. Eu sabia, eu sentia que o Vale Encantado do Oswaldo era exatamente como o Teatro Mágico...assim, mágico, sabe?!
Depois que conhecí confirmei a idéia (e depois disso tudo qnd soube que Anitelli era da trupe do Oswaldo eu entrei em efusiva alegria! Então era isso mesmo, e aquele era o sonho dos grandes que não deixaram de ser meninos. Aquilo sou eu tb!!! Viva nós!).

Qnt a ver/sentir, ainda não senti pessoalmente. Pense só qnd isso acontecer...ai, ai, nem sei...rs

Seu texto tá um show, moço.

Meu abraço

Tati disse...

Olá Amigo Jânio!
Esse feriado foi tão um "feriado não realizado" que nem tive tempo de ler seu post antes. Sorry!
Vou fechar os olhos e aguardar ansiosa pelo dia 30/04 para então abrir os meus braços e cumprimentar o sol que quando não aparece tanto me faz falta.
Beijo!

Jânio Dias disse...

Bruno! Vejo em ti o espírito dos meus feriados preferidos!

Ju, os dispostos se atraem! Mas você demora muito para atualizar seu blog, que é sempre uma delícia.

Dauri, você foi a primeira pessoa que pensei em repassar o selo. E também gosto de feriados cinzas.

Maria, os dispostos se atraem 2! Fiquei feliz em saber que vemos/sentimos coisas semelhantes.

Amiga Tati, este texto é dedicado a você.

Beijos e abraços!

pejann disse...

Teatro Mágico, Teatro Mágico, Teatro Mágico... nada melhor para aproveitar cada minutinho do fim de semana do que estar em um show deles. Faz tudo valer a pena, cada hora do dia corrido de trabalho, cada segundo ao lado da pessoa amada ainda mais se a pessoa amada estiver conosco sentindo e vivendo Teatro Mágico.

Anônimo disse...

[url=http://vioperdosas.net/][img]http://vioperdosas.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]rules of order software, [url=http://sapresodas.net/]download windows vista[/url]
[url=http://vioperdosas.net/]car selling software[/url] soft sales software pc software to buy
utv software buy [url=http://sapresodas.net/]cheapest software online[/url] autocad software
[url=http://sapresodas.net/]download windows xp sp2[/url] sales service software
[url=http://vioperdosas.net/]microsoft office 2007 enterprise crack[/url] free autocad
nero 9 disable scout [url=http://sapresodas.net/]quarkxpress download free[/url][/b]